O ensinamento doutrinal da gloriosa Virgem à sua filha
sobre a sabedoria espiritual e temporal; sobre qual delas alguém deve imitar;
sobre como a sabedoria espiritual conduz a pessoa ao conforto eterno, após um
pouco de esforço, enquanto a sabedoria temporal conduz à condenação eterna.
Maria disse: “Está escrito que ‘se queres ser sábia,
deves aprender sabedoria com uma pessoa sábia’. Consequentemente, eu te dou o
exemplo figurativo de um homem que queria tornar-se sábio e viu dois
professores diante dele. Ele disse a eles: ‘Eu gostaria muito de adquirir
sabedoria, se somente eu soubesse onde ela pode me conduzir, e que utilidade e
propósito ela tem.’
Um dos professores respondeu: ‘Se queres seguir minha sabedoria, ela te levará ao topo de uma alta montanha através de um caminho que é difícil e pedregoso sob os pés, escarpado e difícil de subir. Se te esforçares por esta sabedoria, ganharás algo que é escuro por fora, mas reluzente por dentro. Se te agarrares a ela, irás garantir teu desejo. Como um círculo que vai rodando, ela te atrairá mais e mais doçura e sempre mais docemente, até o tempo em que ficarás imbuído de alegria por todos os lados.’
O segundo professor falou: ‘Se seguires a minha sabedoria, ela te conduzirá a um vale exuberante e lindo com frutos por todo o lado. O caminho é macio sob os pés e a descida pouco difícil. Se perseverares nesta sabedoria, ganharás algo que é brilhante por fora, mas quando quiseres usá-lo, ele voará longe de ti. Também terás algo que não durará, mas se acabará repentinamente. Será como um livro que, uma vez lido até o fim, deixa de existir junto com o ato de leitura, e ficarás ocioso.’
Um dos professores respondeu: ‘Se queres seguir minha sabedoria, ela te levará ao topo de uma alta montanha através de um caminho que é difícil e pedregoso sob os pés, escarpado e difícil de subir. Se te esforçares por esta sabedoria, ganharás algo que é escuro por fora, mas reluzente por dentro. Se te agarrares a ela, irás garantir teu desejo. Como um círculo que vai rodando, ela te atrairá mais e mais doçura e sempre mais docemente, até o tempo em que ficarás imbuído de alegria por todos os lados.’
O segundo professor falou: ‘Se seguires a minha sabedoria, ela te conduzirá a um vale exuberante e lindo com frutos por todo o lado. O caminho é macio sob os pés e a descida pouco difícil. Se perseverares nesta sabedoria, ganharás algo que é brilhante por fora, mas quando quiseres usá-lo, ele voará longe de ti. Também terás algo que não durará, mas se acabará repentinamente. Será como um livro que, uma vez lido até o fim, deixa de existir junto com o ato de leitura, e ficarás ocioso.’
Quando o homem ouviu isso, pensou consigo mesmo: ‘Ouvi
duas coisas maravilhosas. Se eu subir a montanha, meus pés se enfraquecem e
minhas costas ficam pesadas. Então, se eu obtiver a coisa que é escura por
fora, que bem isto fará a mim? Se eu me esforçar por algo que não tem fim,
quando terei alguma consolação? O outro professor me prometeu algo que é
radiante por fora, mas que não dura; um tipo de sabedoria que se acabará com
sua leitura. Que utilidade eu tenho de coisas com nenhuma estabilidade?’
Enquanto ele estava pensando nisso, de repente, apareceu outro homem entre os dois professores e disse: ‘Embora a montanha seja alta e difícil de escalar, no entanto, há uma nuvem resplandecente acima da montanha que te dará conforto. Se o recipiente que te foi prometido é escuro por fora, de alguma forma ele poderá ser quebrado, pegarás o ouro que está guardado nele e estarás na feliz posse dele para sempre.’
Estes dois professores são dois tipos de sabedoria, chamadas de sabedoria do espírito e sabedoria da carne. A de tipo espiritual envolve a desistência da vontade própria, por Deus, e a aspiração das coisas do Céu com todo desejo e ação. Ela não pode ser verdadeiramente chamada sabedoria se tuas ações não forem de acordo com as suas palavras. Esse tipo de sabedoria conduz a uma vida abençoada. Porém, envolve um acesso pedregoso e subida ingrime, na medida em que, resistir às tuas paixões parece um caminho duro e pedregoso. Ela envolve uma subida ingrime para rejeitar os prazeres habituais e não amar as glórias mundanas. Embora seja difícil, mesmo para a pessoa que reflete o quão pouco tempo existe e como o mundo acabará, e para quem fixa sua mente constantemente em Deus, acima da montanha aparecerá uma nuvem, ou seja, a consolação do Santo Espírito.
Enquanto ele estava pensando nisso, de repente, apareceu outro homem entre os dois professores e disse: ‘Embora a montanha seja alta e difícil de escalar, no entanto, há uma nuvem resplandecente acima da montanha que te dará conforto. Se o recipiente que te foi prometido é escuro por fora, de alguma forma ele poderá ser quebrado, pegarás o ouro que está guardado nele e estarás na feliz posse dele para sempre.’
Estes dois professores são dois tipos de sabedoria, chamadas de sabedoria do espírito e sabedoria da carne. A de tipo espiritual envolve a desistência da vontade própria, por Deus, e a aspiração das coisas do Céu com todo desejo e ação. Ela não pode ser verdadeiramente chamada sabedoria se tuas ações não forem de acordo com as suas palavras. Esse tipo de sabedoria conduz a uma vida abençoada. Porém, envolve um acesso pedregoso e subida ingrime, na medida em que, resistir às tuas paixões parece um caminho duro e pedregoso. Ela envolve uma subida ingrime para rejeitar os prazeres habituais e não amar as glórias mundanas. Embora seja difícil, mesmo para a pessoa que reflete o quão pouco tempo existe e como o mundo acabará, e para quem fixa sua mente constantemente em Deus, acima da montanha aparecerá uma nuvem, ou seja, a consolação do Santo Espírito.
Uma pessoa merecedora da consolação do Espírito Santo
é a que não busca nenhum outro consolador a não ser Deus. Como poderiam todos
os eleitos se incumbir dessas tarefas tão duras e difíceis, se o Espírito de Deus não tiver cooperado com a boa vontade deles, como um bom instrumento? A
boa vontade deles atraiu este Espírito, e o amor divino que eles tiveram por Deus o convidou, porque eles se esforçaram de coração e com vontade até que se
tornaram fortes nos serviços.
Eles ganharam a consolação do Espírito e também logo
receberam o ouro do divino deleite e amor que não apenas os tornou capazes de
tolerar muitas e grandes adversidades, mas também os fez regozijar por suportá-las
quando pensavam na recompensa. Tal regozijo parece obscuro para os amantes
deste mundo, porque eles amam a escuridão. Porém, para os amantes de Deus é
mais resplandecente que o sol e brilha mais que o ouro, porque eles avançam na
escuridão de seus vícios e sobem a montanha da paciência, contemplando a nuvem
da consolação que nunca se acaba, mas começa no presente e gira como um círculo
até que alcancem a perfeição [1Co 15.58]. A sabedoria mundana conduz a um vale de miséria
que parece exuberante em sua abundância, lindo em reputação, suave em luxúria.
Este tipo de sabedoria terminará rapidamente e não oferecerá benefício
adicional além do que costuma ver e ouvir.
Portanto, minha filha, procures a sabedoria do mais sábio, quero dizer, do meu Filho! Ele é a própria sabedoria da qual vem todas
as sabedorias. Ele é o círculo que nunca acaba. Eu te suplico assim como uma
mãe faz com seu filho: ame a sabedoria que é como ouro por dentro, mas
insignificante por fora, que queima, por dentro, com amor, mas requer esforços por
fora e produz frutos através dos seus trabalhos. Se te preocupas pela
responsabilidade de tudo isso, o Espírito de Deus será teu consolador.
Vá e continues tentando como alguém que persiste até
que o hábito é adquirido. Não voltes atrás até que alcances o pico da montanha!
Não há nada tão difícil que não se torne fácil através da perseverança
constante e inteligente. Não há busca tão nobre no princípio que não caia na
escuridão por não ser levada a cabo. Então, avances para a sabedoria espiritual! Ela te levará ao trabalho físico, ao desprezo do mundo, a um pouco de dor, e à consolação eterna. Mas a sabedoria mundana é enganadora e esconde
um ferrão. Ela te conduzirá a acumular bens temporais e ao prestígio no
presente, mas, no fim, à maior infelicidade, a menos que estejas atenta e tomes
cuidadosas precauções.”
...
próximo : Cap. 23
...
Todos os 100 caps. das 3 Profecias de Sta. Brígida, foram publicados neste Blog entre 29 e 30/09/2013, e atualizados até 13/07/2014 [final da Copa 14]. Pág. Diário da Obra, blog Principal [ http://henriel63book4eyes.blogspot.com.br/p/diario.html ], traz os diários anuais e descreve o histórico das publicações, anos 2013 e 2014 : datas e referências do procedimento.
ResponderExcluirHoje, 10/11/2014, das 11:30 hs às 15 hs, cada ponto e vírgula destes 100 cap's foram conferidos, por acerto final de link's [Bíblia II - Genebra, sobre os versículos], p/ back-up geral. .. [e, sequente publicação no Onedrive :
https://onedrive.live.com/?cid=C48E476DBB34E7FA&id=C48E476DBB34E7FA%213459 ].