segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sta. Brígida Liv 3/Cap 7

Palavras da Virgem à noiva comparando um bispo amante do mundo com um fole cheio de ar ou um caracol deitado na imundície, e sobre a sentença dada ao bispo, que é o precisamente o oposto do Bispo Ambrósio.


A escritura diz: "Aquele que ama a sua própria alma neste mundo a perderá." Agora este bispo amava a sua própria alma com todos os seus desejos e não havia nenhuma inclinação espiritual no seu coração. Ele também pode ser comparado a um fole cheio de ar junto de uma forja. Assim como existe ar sobrando no fole uma vez que os carvões são gastos e o metal candente está fluindo, assim também, embora este homem deu à sua natureza de tudo o que ela implora, inutilmente desperdiçando seu tempo, as inclinações mesmas ainda ficam-lhe como o ar no fole. Sua vontade está inclinada ao orgulho mundial e à luxúria. Devido a esses vícios, ele oferece um pretexto e um exemplo pecaminoso mesmo para pessoas com coração endurecido, que, desperdiçado em pecados, são escoados lá em baixo, para o inferno.

Esta não foi a atitude do bom bispo Ambrósio. Seu coração foi preenchido com a vontade de Deus. Ele comeu e dormiu com temperança. Ele expulsou o desejo de pecado e gasta seu tempo útil e moralmente, ele bem poderia ser chamado de um fole de virtudes. Ele curou as feridas do pecado com palavras de verdade. Ele inflamou quem se tornara frio no amor de Deus através do exemplo de suas próprias boas obras. Ele arrefeceu aqueles que estavam se queimando com desejos pecaminosos pela pureza da sua vida. Desta forma, ele ajudou muitas pessoas a evitar entrar na morte do inferno, pois o amor divino viveu nele enquanto viveu.

Este bispo, por outro lado, é como um caracol que se reclina na sua nativa nojeira e arrasta sua cabeça pelo chão. De forma semelhante, este homem se reclina e tem sua alegria na pecaminosa abominação, permitindo sua mente a se arrastar pelo mundano em vez de pelo pensamento de eternidade, eu o faria refletir sobre três coisas: Primeiro, a maneira em que ele tem exercido seu ministério sacerdotal. Segundo, o significado daquela frase do Evangelho: "possuem peles de ovelha mas são lobos ameaçadores no interior". Terceiro, a razão por que seu coração arde para coisas temporais mas é frio em relação ao Criador de todas as coisas."









...


Obs : No Livro I e Livro II estão agregados uma série de link's justos, e refazê-los neste III Livro é desnecessário, pois resumem-se à fala da 1ª estrofe do Cap. 1 : 'Jesus Cristo, Deus e Homem, que veio à terra para assumir uma natureza humana e salvar almas através de seu sangue, que divulgou o verdadeiro caminho de céu e abriu seus portões, ele próprio enviou-me a todos vós. Ouve, filha, tu a quem foi dado a ouvir verdades espirituais.' ... São 10 os capítulos deste III Livro, e cada um se entrelaça por oração às 10 Luzes da Ascensão [este é o entrelaçamento que citei da Recâmara do Voucher - Da Anotação], e assim, este Cap. se entrelaça à 7ª Luz. Dessa Forma, que o leitor que se dispuser, ore da Forma Descrita entrelaçando a sua consciência à Ordem proposta!

...
...




...
próximo : Cap. 8
...

Um comentário:

  1. Todos os 100 caps. das 3 Profecias de Sta. Brígida, foram publicados neste Blog entre 29 e 30/09/2013, e atualizados até 13/07/2014 [final da Copa 14]. Pág. Diário da Obra, blog Principal [ http://henriel63book4eyes.blogspot.com.br/p/diario.html ], traz os diários anuais e descreve o histórico das publicações, anos 2013 e 2014 : datas e referências do procedimento.

    Hoje, 10/11/2014, das 11:30 hs às 15 hs, cada ponto e vírgula destes 100 cap's foram conferidos, por acerto final de link's [Bíblia II - Genebra, sobre os versículos], p/ back-up geral. .. [e, sequente publicação no Onedrive :

    https://onedrive.live.com/?cid=C48E476DBB34E7FA&id=C48E476DBB34E7FA%213459 ].

    ResponderExcluir