Palavras de Cristo à esposa sobre as ferramentas na
terceira casa; sobre como tais instrumentos simbolizam bons pensamentos,
sentidos disciplinados e verdadeira confissão; também é dada uma explicação
excelente de todas as coisas em geral e sobre as fechaduras destas casas.
O Filho de Deus falou à esposa dizendo: “Eu te falei
antes que deve haver instrumentos de três tipos na terceira casa. Primeiro,
utensílios ou vasos, nos quais os líquidos são despejados. Segundo,
instrumentos com os quais a terra do lado de fora é preparada, tais como
enxadas, machados e ferramentas para consertar as coisas quebradas. Terceiro,
instrumentos vivos, tais como asnos, cavalos e assemelhados, para transportar a
vida e a morte. Na primeira casa [nt], onde há líquidos, deve existir dois tipos de
utensílios ou vasos: Primeiro, aqueles dentro dos quais substâncias doces são
despejadas, tais como a água, óleo, vinho e semelhantes ; segundo, aqueles nos
quais substâncias picantes ou densas devem ser despejadas, tais como
mostarda, farinha e semelhantes. Entendes o q estas coisas significam? Os
líquidos se referem aos pensamentos bons e maus da alma.
[nt : da primeira casa, todos os link's estão no cp. 25].
[nt : da primeira casa, todos os link's estão no cp. 25].
Um pensamento bom é como óleo doce e como um delicioso
vinho. Um mau pensamento é como mostarda amarga que deixa a alma amarga e
aviltada. Os maus pensamentos são os líquidos densos que uma pessoa, às vezes,
precisa. Apesar de não serem muito bons para nutrir o corpo, eles ainda são
benéficos para a purgação e cura tanto do corpo quanto da mente. Embora os maus
pensamentos não alimentem e curem a alma como o óleo dos bons pensamentos, eles
ainda são bons para a purgação da alma, assim como a mostarda é boa para a
purificação do cérebro. Se os maus pensamentos não aparecessem, de vez em
quando, os seres humanos seriam anjos e não humanos, e eles poderiam pensar que
conseguiriam tudo por si próprios.
Portanto, para que um homem possa compreender suas
fraquezas, que vêm dele mesmo, e a força que vem de mim, é algumas vezes,
necessário que minha imensa misericórdia permita que seja tentado por maus
pensamentos. Contanto que a alma não consinta com eles, serão uma purificação
para a alma e uma proteção para suas virtudes. Embora eles possam ser tão
picantes ao ingerir quanto a mostarda, ainda são muito saudáveis para a alma
pois a conduzem à vida eterna e ao tipo de saúde que não se obtém sem alguma
amargura. Então, deixe que os vasos da alma, onde são colocados os bons
pensamentos, sejam cuidadosamente preparados e sempre mantidos limpos, já que é
útil que mesmo os maus pensamentos apareçam tanto para uma provação como para
obter maior mérito. De qualquer forma, a alma deve esforçar-se para não
consentir com eles ou deleitar-se neles. De outra forma, a doçura e o
desenvolvimento da alma serão perdidos e somente a amargura ficará.
Na segunda casa também deve haver dois tipos de
instrumentos : primeiro, instrumentos para o lado de fora, tais como arado e
enxada para preparar o chão para a semeadura e para arrancar arbustos; segundo,
instrumentos úteis tanto dentro quanto fora de casa, assim como os machados e assemelhados.
Os instrumentos para cultivar o solo simbolizam os sentidos humanos. Eles devem
ser utilizados para o benefício do seu próximo assim como o arado é utilizado
no solo. Pessoas ruins são como o solo da terra, pois estão sempre pensando da
forma mundana. Elas são áridas na compunção por seus pecados, porque pensam que
nada é pecado. Elas são frias em seu amor por Deus, porque não procuram nada
além de sua própria vontade.
[nt : da segunda casa, todos os link's estão no cp. 26].
[nt : da segunda casa, todos os link's estão no cp. 26].
Elas são pesadas e preguiçosas quando é para fazer o
bem, porque são ansiosas pela reputação mundana. É por isso, que uma pessoa boa
deve cultivá-los através de seus sentidos exteriores, assim como um bom
agricultor cultiva a terra com um arado. Primeiro, ele deve cultivá-los com sua
boca, dizendo coisas úteis para a alma e instruindo-a sobre o caminho da vida;
depois, fazendo as boas ações que pode. Seu próximo pode ser formado nesse
caminho por suas palavras e motivado a fazer o bem. Depois, ela deve cultivar
seu próximo por meio do descanso de seu corpo para que possa render fruto.
Ela faz isso através de seus olhos inocentes que não
olham coisas impuras, de forma que seu vizinho impuro possa aprender a modéstia
em seu corpo inteiro. Ela deve cultivá-los por meio dos seus ouvidos que não
prestam atenção às coisas inadequadas assim como por meio dos seus pés que são
rápidos para fazer o trabalho de Deus. Eu, Deus, darei a chuva da minha graça
para o solo assim cultivado pelo trabalho do lavrador, e este deve alegrar-se
com o fruto da antes árida terra improdutiva, mas agora próspera, pois começa a
produzir brotos.
Os instrumentos necessários para as preparações dentro de casa, tal como o machado e ferramentas similares, significam a intenção de
discernir e o santo exame do trabalho de alguém. Não importa o bem que a pessoa
faça, não deve ser feito pela reputação e pela gloria humana, mas pelo amor a Deus e pela recompensa eterna. É por isso, que uma pessoa deve examinar suas
ações, com que intenção e para qual recompensa ela as está fazendo. Se ela pode
descobrir algum tipo de orgulho em sua ação, faça-a imediatamente cortá-la com
o machado da discrição.
Desta forma, assim como ela cultiva seu próximo que
está, como que fora da casa, ou seja, fora da companhia dos meus amigos devido
a suas más ações, assim também ela pode produzir frutos para si própria,
interiormente, através do amor divino. Assim como o trabalho de um agricultor
em pouco tempo fracassará se ele não tiver instrumentos com os quais consertar
coisas que tenham sido quebradas, assim também, ele não alcançará nenhum
resultado, se uma pessoa não examinar seu trabalho com discernimento, e como
isso pode ser aliviado se for muito pesado, ou como isso pode ser melhorado se
não deu certo. Consequentemente uma pessoa deve, não somente trabalhar
efetivamente fora de casa, mas deve considerar, atentamente, no seu interior,
como e com que intenções ela trabalha.
[nt : o próximo é, primeiro, a própria imagem do ser - alma].
[nt : o próximo é, primeiro, a própria imagem do ser - alma].
Devem existir instrumentos vivos na terceira casa para
transportar os vivos e os mortos, tais como cavalos, asnos e outros animais.
Estes instrumentos significam a verdadeira confissão. Isso transporta tanto
vivos quanto mortos. O que o vivo denota se não a alma que foi criada pela
minha divindade e vive para sempre? Esta alma se aproxima mais e mais de Deus a
cada dia através da verdadeira confissão. Assim como um animal se torna um
animal de carga mais forte e mais belo de se ver, quanto mais vezes e melhor
for alimentado, assim também a confissão - quanto mais frequentemente é usada e
mais cuidadosamente é feita para menores ou maiores pecados - transporta a alma
mais e mais para frente e é tão agradável a Deus, conduzindo a alma ao coração de Deus. O que são as coisas mortas transportadas pela confissão, se não as
boas ações que morrem pelo pecado mortal? As boas ações que morrem através dos
pecados mortais, estão mortas sob o olhar de Deus, porque nada de bom pode
agradar a Deus a não ser que o pecado seja primeiro reparado, ou por uma
perfeita intenção, ou por uma façanha.
Não é bom misturar cheiro bom com fedor no mesmo
recipiente. Se alguém mata suas boas ações pelos pecados mortais e faz uma
verdadeira confissão de seus crimes com a intenção de melhorar e evitar o
pecado no futuro, suas boas ações, que antes estavam mortas, voltam à vida
novamente pela confissão e pela virtude da humildade, e elas lhe trazem mérito
para a salvação eterna. Se ele morrer sem ter feito confissão, embora suas boas
ações não possam morrer ou serem destruídas, não pode merecer a vida eterna
devido ao pecado mortal; ainda ele pode merecer uma punição mais leve ou
contribuir para a salvação de outros, contanto que ele tenha realizado as boas
ações com uma intenção santa e para a glória de Deus. Entretanto, se ele fez as
ações pela glória mundana e seu próprio benefício, então suas ações morrerão
quando seu realizador morre, já que ele recebeu sua recompensa do mundo para o
qual trabalhou.
Então, minha esposa, pela qual quero dizer todos os
meus amigos, devemos armazenar em nossas casas aquelas coisas que dão
crescimento ao deleite espiritual que Deus quer ter com uma alma santa. Na primeira
casa, devemos armazenar, primeiro, o pão da vontade sincera que não quer nada
além do que Deus quer; segundo, a bebida da santa meditação, não fazendo nada a
não ser a pensada para a glória de Deus; terceiro, as carnes da sabedoria
divina por sempre pensar na vida que virá e em como a vida presente deve ser
ordenada.
[nt : da primeira casa, todos os link's estão no cp. 25].
[nt : da primeira casa, todos os link's estão no cp. 25].
Na segunda casa, vamos armazenar a paz de não pecar
contra Deus e a paz de não brigar com nosso próximo; segundo, ações de
misericórdia através das quais possamos ser de beneficio pratico ao nosso
próximo; terceiro, a perfeita abstinência pela qual refreamos aquelas coisas
que tendem a perturbar nossa paz. Na terceira casa, devemos armazenar sábios e
bons pensamentos para decorar nossa casa por dentro; segundo, ter temperança,
sentidos bem disciplinados para serem luz para nosso próximo do lado de fora;
terceiro, a verdadeira confissão que nos ajuda a reviver, quando perdemos as
forças.
[nt : da segunda casa, todos os link's estão no cp. 26].
[nt : da segunda casa, todos os link's estão no cp. 26].
Ainda que tenhamos as casas, as coisas armazenadas
nelas não podem estar a salvo sem portas, e portas não podem ser movimentadas
sem dobradiças ou trancadas sem fechaduras. É, por isso, que para os bens
armazenados estarem seguros, a casa precisa da porta da firme esperança para
que não sejam arrebentadas pela adversidade. Esta esperança deve ter duas
dobradiças para que a pessoa não se desespere em alcançar a glória ou para
escapar da punição, mas sempre em toda adversidade tenha a esperança de coisas
melhores, sendo confiante na misericórdia de Deus. A fechadura deve ser a
caridade divina que fortaleça a porta contra a entrada do inimigo.
[nt : das portas e dobradiças, En 17-36].
[nt : das portas e dobradiças, En 17-36].
É bom ter uma porta sem fechadura ou uma esperança sem
amor? Se alguém tem esperança na recompensa eterna e na misericórdia de Deus,
mas não ama e teme a Deus, ele tem uma porta sem fechadura, pela qual seu
inimigo mortal pode entrar e matá-lo quando quiser. Mas a verdadeira esperança
ocorre quando uma pessoa que espera também faz as boas ações que pode. Sem
essas boas ações ela não pode alcançar o Céu, ou seja, se ela sabia e podia
fazê-las, mas não quis.
Se alguém percebe que ela cometeu uma transgressão ou
não fez o que podia, ela deve tomar a boa resolução de fazer o bem que puder.
Para o que ela não puder fazer, faça-a esperar firmemente que poderá chegar a Deus, graças à sua boa intenção e ao amor para com Deus. Então, faça a porta da
esperança ser fortalecida pela caridade divina de tal forma que, assim como uma
fechadura possui muitos segredos para impedir que o inimigo a abra, essa
caridade para com Deus deve também mostrar a preocupação de não ofender a Deus,
o amoroso temor de ser separado dele, o zelo ardente de ver Deus amado, e o
desejo de vê-lo imitado. (Essa caridade) deve mostrar também tristeza, para com
uma pessoa que não pode fazer o quanto ela gostaria de fazer ou sabe que é
obrigada a fazer; e mostrar a humildade, que faz uma pessoa pensar que é nada
tudo o que ela realiza, em comparação com seus pecados.
Faça a fechadura ser potente pelos segredos, para que
o demônio não possa facilmente abrir a fechadura da caridade e inserir seu
próprio amor. A chave para abrir e fechar a fechadura deve ser apenas o desejo por Deus, junto com caridade divina e santas ações, para que a pessoa não
deseje ter nada além de Deus, mesmo se ela pode tocá-lo, e tudo isso por causa
de sua imensa caridade. Este desejo inclui Deus na alma e a alma em Deus,
porque suas vontades são uma.
Somente a esposa e o marido devem ter esta chave, ou
seja, Deus e a alma, de forma que, quando Deus quiser entrar e apreciar boas
coisas, chamadas virtudes da alma, ele pode ter livre acesso com a chave do
constante desejo; quando novamente a alma quer ir para dentro do coração de Deus, ela possa fazê-lo livremente, já que ela não deseja nada a não ser Deus.
Esta chave é mantida pela vigilância da alma e pela custodia da sua humildade,
pela qual ela atribui a Deus, todos os bens que ela tem. E essa chave é mantida
também pelo poder e caridade de Deus, para que a alma não seja vencida pelo
demônio.
Veja, minha esposa, que amor Deus tem pelas almas!
Então, fica firme e faça a minha vontade.”
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próximo : Cap. 28
...
Todos os 100 caps. das 3 Profecias de Sta. Brígida, foram publicados neste Blog entre 29 e 30/09/2013, e atualizados até 13/07/2014 [final da Copa 14]. Pág. Diário da Obra, blog Principal [ http://henriel63book4eyes.blogspot.com.br/p/diario.html ], traz os diários anuais e descreve o histórico das publicações, anos 2013 e 2014 : datas e referências do procedimento.
ResponderExcluirHoje, 10/11/2014, das 11:30 hs às 15 hs, cada ponto e vírgula destes 100 cap's foram conferidos, por acerto final de link's [Bíblia II - Genebra, sobre os versículos], p/ back-up geral. .. [e, sequente publicação no Onedrive :
https://onedrive.live.com/?cid=C48E476DBB34E7FA&id=C48E476DBB34E7FA%213459 ].